8 dicas para evitar sinusite.VENHA CONFERIR
- Em Saúde
- 30 JUL 2018
- 17H11

Sinusite é a inflamação dos seios da face, que ocorre principalmente como complicação de um resfriado. Na sinusite esta secreção fica presa, concentrada e viscosa, comprimindo as paredes dos seios da face, provocando inflamação e causando dor.
Nem sempre a sinusite provoca a clássica dor de cabeça, mas é comum vir acompanhada por tosse intensa, obstrução nasal com catarro que incomoda bastante ao respirar, mal-estar, febre e dores na face.
Estudos mostram que menos da metade das sinusites é de causa bacteriana. O que principalmente melhora os sintomas de uma sinusite é possibilitar a saída deste catarro dos seios da face.
O uso de medicamentos deve ser sempre prescrito pelo médico, pois existem diferentes medicações a serem utilizadas de acordo com as características da doença em cada paciente. Mas alguns cuidados simples podem ajudar a evitar o surgimento da sinusite e também melhorar o seu tratamento:
6) Faça vaporizações constantes. Se estiver resfriado, faça inalação com soro fisiológico ou, caso não tenha inalador em casa, coloque água fervendo em uma tigela grande e fique respirando o vapor por alguns minutos. Este vapor mata boa parte dos microrganismos e melhora a saída da secreção, aliviando os sintomas. 6) Umidifique o ambiente. Caso esteja enfrentando uma crise de sinusite durante clima seco, um umidificador do ambiente pode ser benéfico, principalmente durante o sono. Tigelas com água e toalhas molhadas nos cômodos da casa também ajudam. 7) Abuse dos alimentos imunoestimulantes: Alho e cebola, que são antibióticos naturais e propriedades também antiinflamatórias, gengibre, copaíba, frutas ricas em vitamina C.
8) Faça exercícios físicos leves, como a caminhada, por exemplo. Exercícios são indicados porque ajudam a aumentar a temperatura da face e assim melhoram a drenagem da secreção.
Quando o resfriado, que é uma infecção viral, não passar em cinco ou seis dias, é bom procurar atendimento médico, pois podem ter surgido outras complicações respiratórias.
Se o paciente tiver sinusite que não melhora com os tratamentos convencionais, deve procurar um otorrino que fará a avaliação para prescrição do tratamento adequado.
FONTE:http://massaobemestar.blogspot.com.br/